Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Kuran Duran
Kuran Duran
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 28
Mensagens : 26663
http://animeskura.blogspot.com/

Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 1 Empty Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 1

1/11/2014, 21:24
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Olá! Para continuar a sequência de posts nessa reta final de Naruto, porque não um pouco de cultura? Afinal, Garotas Geeks também é cultura! \o/
Naruto junta muita mitologia em sua história, seja através de personagens ou dos jutsus utilizados. Meu trabalho aqui vai ser apresentar algumas dessas referências, contando um pouco sobre cada uma delas. Portanto, para o post não ficar muito longo, eu resolvi dividi-lo em partes. Ah, como não sou tão conhecedora do assunto assim, peço que me corrijam caso eu fale alguma bobagem!!
Atenção: pode conter spoilers!
 

1. Kyuubi

Para começar, nada mais justo do que falar sobre um dos pontos principais do mangá – aKyuubi. Quem gosta de mangá/anime já deve ter percebido como raposas são criaturas recorrentes nas histórias japonesas. Referências à elas podem ser encontradas em Yu yu Hakusho, através do personagem Kurama, em Inuyasha, com o pequeno Shippou ou emKanon, com a fofa Makoto snifs. Mas não é só em animes que encontramos referências à esses lindos animais. Temos várias menções em jogos, entre eles Ragnarök Online,League of LegendsMagic the GatheringSonic the HedgehogPerfect World eOkami.

A mitologia

As chamadas kitsunes, no Japão, são animais com muita inteligência e poderes mágicos. Entre eles, temos um dos poderes mais conhecidos – o de mudança de forma. Normalmente as kitsunes se transformam em humanos, e mais frequente ainda é encontrarmos os animais na forma de belas mulheres. Quando se transformam, as raposas permanecem com alguns traços faciais parecidos com sua forma animal. Este poder, porém, não é 100% seguro, já que, caso estejam bêbadas ou aconteça algo com elas, suas caudas aparecem facilmente.
Como são muito poderosas, as kitsunes muitas vezes são reverenciadas como deuses. Os japoneses fazem oferendas à elas para que as kitsunes não façam mal à eles. Em algumas variações da mitologia, os animais podem ser bons, protegendo e cuidando daqueles que tem sua confiança. Em outras, elas aparecem como amantes ou como demônios, podendo até mesmo possuir pessoas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estátua de kitsune

As kitsunes podem ser classificadas de diversas formas, como a separação entre as kitsunes boas e as más, mencionada acima, ou de acordo com suas caudas. É então que posso falar da kyuubi, que, no folclore japonês são as raposas mais velhas e mais sábias. É dito que uma cauda nasce em uma kitsune a cada 100 anos de vida, portanto, elas atingem o número máximo de caudas, isto é, nove, aos 900 anos de vida. Uma coisa interessante é o fato de que, quando chegam às noves caudas, a cor dos pelos da kitsune mudam para branco ou, pasmem, para dourado. Agora pensem: qual cor vemos quando o Naruto usa ochakra da Kyuubi, agora que os dois são amigos?

2. Inari

Pode não ter sido o intuito do autor, mas como o mangá é cheio de referências, eu presumi que o nome de Inari, aquele garotinho da primeira missão do time 7, também foi tirado do folclore japonês. Inari Okami é um deus. Na verdade é um pouco difícil especificar como deus, uma vez que ele aparece várias vezes representado como uma mulherhomem, e até mesmo como um ser andrógeno. Ele(a) é considerado a divindade da fertilidadearroz,agriculturaindústria e do chá e sake.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Uma curiosidade – Inari está diretamente relacionado com as kitsunes. Muitas vezes as raposas são relatadas como mensageiras do deus, mas a divisão entreInari e as kitsunes ficou muito tênue com o passar do tempo, portanto, em vários momentos o deus é retratado como uma raposa.
Pra vocês terem uma ideia de quão importante esse deus é lá no Japão, o número de templos dedicados à ele, contando apenas os templos com monges trabalhando em tempo integral, consiste em mais de um terço de todos os templos japoneses. Bastante, não é?







3. Os três sennin

Claro que não podia faltar os três sennins. Sim, os três são referência à partes da mitologia japonesa. Na verdade o mais correto aqui seria dizer que eles são referência à um contojaponês. Não, o Jiraiya não foi inspirado no ninja da série super sentai Jiraiya. Então se você for falar do personagem verdadeiro, não mencione nem um nem outro, mencione o original, o personagem principal de Jiraiya Gouketsu Monogatari, ou O Conto do Galante Jiraiya.
Vou resumir bem a história (uma das versões dela, pelo menos), pra não ficar muito grande, mas quem quiser ler com mais detalhes, eu encontrei a trama em inglês aqui. A história deJiraiya, começa quando o jovem vai atrás de restaurar o nome e a fortuna de sua família. A partir de então, ele aprende muitas técnicas ninjas de disfarce, e com elas passa a roubar mercadores ricos. Em uma das suas empreitadas, o moço acaba sendo derrotado por um senhor, o qual diz que seu corpo verdadeiro é de um sapo gigante. O homem então resolve perdoar Jiraiya e ensinar ao jovem sua magia. Assim, o moço aprende a controlar sapos, fazê-los aumentar de tamanho e também aprende a controlar tempestades e os elementos de acordo com sua vontade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O galante Jiraiya
Com esse poder ele passa a roubar dos ricos e desonestos, ajudando os pobres e aqueles que, mesmo possuindo riquezas, fossem inocentes e honestos. Durante sua jornada ele conhece Tsunade, uma jovem moça conhecedora da magia do caracol (ou lesma, encontrei mais de uma tradução sobre o poder dela). Ela recebeu este poder de um senhor (a forma verdadeira dele era um caracol), cujo objetivo era fazê-la combater ladrões. Os dois então se casam e partem em uma missão – derrotar o clã de ladrões liderados por suspenseOrochimaru, um homem mal que controla o poder da cobra (ou serpente, em alguns lugares diz ser dragão).
Eu encontrei uma coisa legal sobre o poder dos três, mas não tenho muita certeza sobre a confiabilidade da informação. Na explicação dizia que eles funcionam de uma maneira meiopedra-papel-tesoura. O poder da lesma derrota o da cobra, o da cobra derrota o do sapo, e assim em diante

4. Sarutobi

Essa referência eu achei bem interessante, principalmente por estar presente em mais de um personagem. Sarutobi Sasuke é um famoso ninja da literatura japonesa. Alguns acreditam que o personagem foi baseado em uma pessoa real, chamada Kozuki Sasuke. O nome Sarutobi significa pulo do macaco, e está ligado com as habilidades do ninja, isto é, sua agilidade e capacidades acrobáticas. Em alguns lugares, temos a menção da possibilidade de Sasuke ter sido criado por macacos, conquistando, assim, tais habilidades.
É interessante como Kishimoto não apenas criou um personagem do qual o nome da família é Sarutobi, e cuja habilidade kuchiyose invoca macacos, mas também o fato do pai doterceiro Hokage ter o nome Sasuke. Aliás, foi em homenagem à ele que a mãe do Uchiha Sasuke o nomeou dessa forma, na esperança de que ele se tornasse um ninja como seu antecessor de nome.
Na história original de Sarutobi Sasuke, o ninja é o líder de um grupo chamado Sanada Juuyushi, ou, traduzindo, Os Dez Heróis de Sanada. O grupo servia como suporte paraSanada Yukimura, um samurai do período Sengoku,  e ajudou o samurai no período das batalhas de Osaka-jo, durante o final da guerra civil japonesa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Asuma aqui por motivos de: saudades. Snif
Ps.: Para quem não sabe, as datas no Japão são divididas por períodos, de acordo com o imperador no poder. Atualmente o Japão se encontra no 26ᵒ ano da Era Heisei, sendo seu imperador atual Akihito.

5. Ichibi

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]bijuu de uma cauda foi baseado em um dos elementos mitológicos do Japão que eu mais gosto, o tanuki, porque eles são fofos demais. Esses animais tem habilidades parecidas com as kitsunes, porém, sua personalidade é bem diferente. Enquanto as raposas são consideradas inteligentes e um pouco mais sérias, apesar de também aprontarem, os tanukis são considerados espíritos travessos que gostam de diversão, mulheres e sake. Quem sabe não é essa a razão de o recipiente de areia do Gaaraparecee uma garrafa? Pode ser uma menção ao gosto dos tanukis pela bebida.
Aliás, quem acha estranho o Ponchi doShaman King ter “bolinhas” grandes não suponha que o é autor doido. Na verdade, na mitologia japonesa, existe um tanukiespecial com algumas peculiaridades, e ele traz sorte. Os testículos grandes são apenas uma dessas características, e eles simbolizam sorte financeira. Talvez por serem chamadas de kintama no Japão, que significa bolas de ouro. O que vocês acham?

6. Nibi

Mais uma parte do folclore que foi utilizada como base para um dos bijuusNekomata é um gato com duas caudas e também tem seus representantes no mundo do anime. Os mais conhecidos são Kirara, de Inuyasha, e Kuro, de Ao no Exorcist. Estas criaturas podem ser divididas em duas categorias, os gatos das montanhas e os gatos domésticos. Assim como as kitsunes e os tanukis, os nekomatas também possuem o poder de se transformar em humanos, porém eles são criaturas muito mais maléficas que os outros dois.
No Japão, gatos são relacionados à morte, e nekomatas tem uma reputação muito pior. Dizem que eles comem humanos e ressuscitam os mortos, controlando-os com danças de rituais. O tamanho da maldade dos nekomatas depende de quão mal ele foi tratado quando ainda era um gato normal, pois quando se transformarem, eles irão procurar vingança.
A parte mais triste de toda essa história foi descobrir que os japoneses costumavam cortar o rabo de gatos, ainda filhotes, para que eles não se dividissem com o tempo e eles não se tornassem demônios… Pobres gatinhos =(
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nekomata tocando shamissen
Eu vou encerrar a parte 1 por aqui, mas fiquem de olho, porque em breve voltarei com mais mitologia japonesa interessante para vocês. Espero que tenham gostado desta primeira parte!
Soniak
Soniak
Spirit
Spirit
Feminino Idade : 45
Mensagens : 2657

Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 1 Empty Re: Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 1

14/11/2014, 23:44
Assim como há os fãs de nekos (neko girl/guy), eu sou uma àvida fã de kitsunes. Queria poder incorporar um personagem de anime que virasse uma kitsune. Talvez um dia eu possa fazer cosplay(##11)
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos