Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Soniak
Soniak
Spirit
Spirit
Feminino Idade : 45
Mensagens : 2657

Heterocromia - Olhos diferentes Empty Heterocromia - Olhos diferentes

28/12/2014, 00:00
Heterocromia - Olhos diferentes Heterocromia01

O ser humano tem um certo fascínio sobre os olhos, sejam seus próprios ou de outros. Uma atração quase inexplicável que atrai pessoas. Existe a muito tempo a ideia de que os olhos são a janela da alma. De certo modo eu acredito nisso, mas só de certo modo. Existem pessoas que conseguem mentir e omitir tão bem que você pode olhar em seus olhos e acreditar na mentira que lhe é dita. Claro que são poucos que podem agir assim, logo a ideia de que os olhos representam o estado da alma da pessoa está de certo modo certo em maioria das vezes.


Em várias mitologias existem histórias que envolvem olhos. Na mitologia grega existia um gigante chamado Argus Panoptes que possuia 100 olhos, que enquanto dormia, 50 olhos permaneciam abertos enquanto outros 50 fechavam-se. Assim poderia estar sempre alerta. Na mitologia nórdica, Odin arrancou o olho direito no poço de Mimir em troca de mais sabedoria, logo assosciando de certa forma o olho direito a sabedoria.

Já na mitologia egípcia Hórus possuia dois olhos diferentes, com o olho esquerdo simbolizando a lua e o direito o sol. Novamente vemos que o direito era relacionado a conhecimento, já que o sol está atrelado a essa ideia de certo modo. Geralmente atrela-se a lua a misticismo e assim o olho esquerdo estaria atrelado ao místico. Tanto que durante uma batalha entre Hórus e Set, este arrancou-lhe o olho esquerdo, que foi substituído por um amuleto, o conhecido Olho de Hórus. Este amuleto significa não só proteção mística como também poder. Provavelmente por este motivo Lelouch ganha o seu Geass, poder de controlar a mente das pessoas, no seu olho esquerdo.



Mas o fascínio dos olhos tem uma vertente que percebo a cada dia ser maior em anime, mangás, games e outras obras que vão além do mundo asiático, chegando em obras ocidentais eventualmente, embora não com tanta força quanto no outro lado do mundo. Esta variação é a heterocromia, vindo das palavras gregas hetero (diferentes) e chroma (cor), que significa olhos de cor diferente.

Segundo definição da própria Wikipédia sobre o assunto que comprovei em outras fontes estar correta, heterocromia "é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. É muito rara em humanos. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho deve possuir, muito gera a cor marrom, pouca gera a cor azul, e também no gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, que diz se o olho é azul ou verde. Apesar de haver a alteração genética, outros fatores podem gerar essa alteração como a sindrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina."



Em animes existem muitos casos, onde eu diria que a personagem mais famosa com olhos de cor diferente é a Suiseiseki de Rozen Maiden. Ela tem uma irmã, que parece uma garoto muitas vezes, que também tem olhos de cor diferente, mas de forma oposta a da irmã. Seguindo a ideia de que olho direito é conhecimento e esquerdo poder, explica-se porque Souseiseki tem a tesoura que corta quase tudo e a Suiseiseki o regador que faz brotar plantas e até curar problemas da alma indo para o mundo dos sonhos. Também uma é mais emotiva (Suiseiseki) e a outra mais dura e certinha (Souseiseki).



Além das irmãs, tem outros personagens que possuem este "problema" nos olhos, indo desde ambientação em mundo mais antigo e místico a ambientações mais modernas e futuristas. Asuna de Negima (embora tenha uma versão do anime que ela não possua heterocromia), Allelujah de Gundam 00, Shiki de Samurai Shodown (Samurai Spirits) e Vincent de Pandora Hearts. Existem ainda outros personagens que possuem este detalhe, em outros animes como Nanoha e Conde de Monte Cristo, em jogos como Touhou e Shikkoku no Sharnoth, e por aí vai, mesmo sendo raro nos humanos. O mais engraçado que geralmente os personagens são carismáticos. Claro que não é só pelos olhos, mas quase todos que tem esse detalhe acabam sendo atrentes de alguma forma.



Pode ser que seja por mostrar uma alma com duas facetas que isso chama a atenção, já que os olhos seriam a janela da alma. Também deve ser por tal alteração ser rara em humanos e que todos se sentem atraídos por aquilo que é raro de certa forma.





Alguns personagens com heterocromia:


Heterocromia - Olhos diferentes Images+(6)  Misaki Mei



Heterocromia - Olhos diferentes Tokisaki_kurumi   Tokisaki Kurumi



Heterocromia - Olhos diferentes Syaoran+Clone+(Tsubasa+Chronicles)   Syaoran Clone



Heterocromia - Olhos diferentes Miketsukami_soshi_by_hao_hime-d5e67yy   Miketsukami





Exemplo real de celebridade:


Heterocromia - Olhos diferentes Heterocromia-838x582



Kate Bosworth




Fonte: http://hidekeitaro.blogspot.com.br/
Leia Mais: http://hypescience.com/heterocromia-a-beleza-dos-olhos-multicoloridos/
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos