Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Kuran Duran
Kuran Duran
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 28
Mensagens : 26663
http://animeskura.blogspot.com/

Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 2 Empty Mitologia – Naruto também é cultura! Parte 2

2/12/2014, 14:14
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bem vindos à segunda parte do post sobre mitologia em Naruto! Ainda não leu a primeira? Então confira ela aqui.
Assim como anteriormente, peço para me corrigirem caso eu fale algo errado, pois não sou especialista no assunto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
*Atenção: Pode conter spoilers!*

1. Jutsus dos Uchihas

Como da última vez comecei com o Naruto, nada mais justo do que agora começar com oSasuke. Essa é uma parte bem interessante de como a mitologia foi usada no mangá, o autor relacionou vários jutsus dos Uchiha com deuses diretamente relacionados uns aos outros. No caso eles são – IzanagiIzanamiAmaterasuSusanooTsukuyomi e, por fim,Kagutsuchi.
Vou começar falando sobre Izanagi e Izanami, os dois que deram origem aos outros dessa lista. Ambos são os primeiros deuses japoneses à nascer com sexo definido. Por isso, mesmo sendo irmãos, eles acabaram se casando e gerando filhos, os quais se tornaram outros deuses e ilhas do Japão (japoneses curtem histórias de incesto desde sempre). Porém, Izanami morre e vira a deusa dos mortos, enquanto Izanagi é deixado sozinho no mundo dos vivos.
A morte dela já nos leva aos outros deuses mencionados aqui. Isso porque Kagutsuchi, filho de Izanagi  Izanami, foi o responsável pela morte da própria mãe. Sendo o deus do fogo, assim que nasceu, ele queimou Izanami, levando-a à morte. Enfurecido, Izanagi o matou e dividiu seu corpo em oito pedaços, os quais viraram vulcões. Só pra refrescar a memória, esse é o jutsu de Sasuke que cria chamas pretas!
É neste momento que AmaterasuSusanoo e Tsukuyomi entram na história. Os três deuses são irmãos, e todos filhos de Izanagi. A primeira é a deusa do sol, o segundo deus dos mares e tempestades, e o terceiro, deus da lua. Assim como em outras mitologias, alguns deuses japoneses também nasceram de forma “diferente”, e este é o caso destes três. Após a morte de Izanami, o deus Izanagi vai ao mundo dos mortos para tentar salvar sua irmã e esposa, porém, retorna sem sucesso. É então que ele precisa se purificar tomando um banho em um rio. Nesta cerimônia nascem três de seus filhos, conforme ele lava partes de seu corpo. Amaterasu nasceu de seu olho esquerdo, Tsukuyomi de seu olho direito e Susanoo de seu nariz por isso Susanoos tem narigão, hahaha. Conseguem perceber a semelhança entre a lenda e os jutsu? Não? Então fica a imagem abaixo para essa iluminação:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os deuses que nasceram dos olhos são jutsus oculares e os Susanoos todos tem narigão =P
Ps.: As várias discussões que encontrei na internet me fazem acreditar que o Sasuke tem o Tsukuyomi. Neste caso, Sasuke tem os jutsus nos mesmo olhos em que os deuses nasceram. Isto é, Amaterasu no esquerdo eTsukuyomi no direito.



2. Son Goku


Acho que esta deve ser a lenda mais conhecida da lista. Quando descobriram o nome doyonbi, com certeza a maioria aqui deve ter lembrado, na mesma hora, do Goku de Dragon Ball, não é mesmo? Mas pode ser que você não saiba de um fato – Son Goku não é original de nenhum dos mangás. Na verdade, o primeiro Son Goku nem japonês era! Seu nome original é chinês, Sun Wukong, e ele veio de um romance publicado em 1592 durante adinastia Ming, na China.

A novela original possui 100 capítulos e conta a história do personagem desde seu nascimento. Ele é um macaco que nasceu de uma pedra mágica, e eventualmente se tornou o rei dos macacos. Os chifres do yonbi são inspirados na coroa do personagem original, e o bastão do Sandaime Hokage também é inspirado na história. Assim como o bastão mágico do Dragon Ball, em todas as versões ele muda de tamanho de acordo com a vontade de seu mestre.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Kinto’un, é você?

A história do rei dos macacos faz tanto sucesso, mesmo depois de tanto tempo, que podemos encontrar várias obras influenciadas por ela, inclusive filmes, séries de televisão, animes, mangás, livros e jogos. Não acredita em mim? Dá uma olhada na listinha da Wikipedia sobre o assunto.

3. Kaguya


A antagonista que originou o chakra também foi criada baseada em um folclore. Sua história original é chamada de Taketori Monogatari ou A Lenda do Cortador de Bambu. Na trama,Kaguya, ou Kaguya-hime, como é chamada, nasce de um bambu brilhante encontrado por um cortador de bambu chamado Taketori no Okina. Este, por sua vez, adota a menina e a cria junto de sua esposa.

No entanto, quando a garota cresce, vira dona de uma beleza incrível, atraindo, assim, muitos pretendentes. Porém, sem interesse, ela tenta fazê-los desistir, pedindo que tragam tesouros impossíveis de serem conquistados. Alguns tentam enganá-la, outro desiste, e por fim, um dos pretendentes morre na empreitada. Após um tempo ouvindo rumores, o imperador do Japão, curioso, foi ver a beleza tão comentada da moça e, como era de se esperar, se apaixonou.

No entanto, a garota confessa a seus pais que seu lar não é a Terra, e sim a Lua (alguém viu a relação? :P), junto com seu povo e que algum dia deverá voltar para lá. Ao saber da história, o imperador manda seu exercito protegê-la dos habitantes lunares, para que estes não a levem embora, mas eles falham, já que, chegando lá, são cegados por uma forte luz. Ao deixar a Terra e voltar para a Lua, Kaguya deixa para trás sua roupa e uma carta como lembrança para seus pais, e o elixir da vida e outra carta para o imperador. Ele, entretanto, não deseja viver eternamente sem a companhia da moça, então manda destruírem o elixir. O imperador também escreve uma carta para Kaguya, e ordena que seus súditos a queimem no topo da montanha mais alta, na esperança de que suas palavras a alcancem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Kaguya-hime voltando à lua e deixando sua família adotiva para trás.

Eu encontrei também a informação de que o nome do Monte Fuji foi criado a partir dessa história. Seu nome Fuji pode vir dos kanjis de imortalidade, porém, como o kanji usado para o monte não é esse, há quem diga que seu nome seja um símbolo do exército do imperador subindo a montanha para queimar a carta.

4. Indra e Asura


Para finalizar, vamos fugir um pouco da mitologia japonesa e partir para a mitologia hindú. Quem já leu o mangá conhece Indra e Ashura, os dois filhos do Sábio dos Seis Caminhos. O que pode ser que você não saiba é o fato de ambos existirem no hinduísmo. Indra é considerado o rei dos deuses, deus das tempestades, ou líder dos Devas (qualquer criatura sobrenatural benevolente), enquanto Asuras são antideuses, semideuses ou demônios. Talvez vocês já tenham percebido pela definição que eu dei dos dois, mas Indra e Asura, assim como no mangá, são inimigos dentro da mitologia.

Além disso, vocês podem não ter notado, mas assim como Indra é o deus das tempestades,Sasuke, que possui o cackra do personagem com o nome do deus, tem afinidade elemental com o relâmpago, sendo muitas de suas técnicas baseadas neste elemento. Aliás, algo que acho pertinente comentar, justamente pelo fato de como o mito foi utilizado no mangá, é que em alguns lugares os Devas são chamados de Suras, e são considerados meio irmãos com os Asuras.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu sei que o mangá possui muito mais referências além das citadas aqui nestes dois posts, porém, como elas são muitas, eu deixei aqui as que mais me atraíram e que possuem mais relevância no mangá. Espero ter trazido um pouco mais de conhecimento à vocês. Afinal, aprender nunca é demais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos