Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Guan Zhuge
Anubis
Anubis
Masculino Idade : 36
Mensagens : 1048

Avaliação e pesquisa de opinião Empty Avaliação e pesquisa de opinião

19/2/2013, 11:54
Spoiler:

Acho que os métodos de avaliação de resultados e pesquisa de opinião utilizados no fórum são precários. Vou dar um exemplo:
https://familia-anime.forumeiros.com/t11372-votacao-tema-fa-2013
Apenas 21 respostas ao tópido de votação para novo tema do FA, contando várias respostas de uma mesma pessoa. Algo parece errado, não?

Alguns vão dizer que muitos usuários não se importam com a aparência do fórum, ou que não se interessaram em expressar sua opinião, mas eu me pergunto: Será que a opinião deles não é importante? Quando muita gente está deixando de opinar, o sistema precisa ser revisto.

Vou fazer uma analogia com a situação de uma grande empreiteira do Brasil, que tinha milhares de funcionários precisando almoçar em serviço, mas que raramente opinavam sobre a qualidade das refeições, pois tinham preguiça de preencher o formulário. Por não opinarem, muitas vezes eles saiam insatisfeitos, afetando seu rendimento durante o dia de trabalho. Para resolver isso, um consultor sugeriu a seguinte ideia: "Se o problema é preencher formulários, esqueça isso. Coloque plaquetas verdes (bom), amarelo (neutro) e vermelho (ruim) na saída do refeitório. Quando eles entregarem os pratos, eles terão a opção de entregar uma plaqueta com a opinião deles sobre a comida e receber um docinho de sobremesa em troca. As comidas que não forem bem aceitas terão frequência reduzida no cardápio, podendo até ser removidas, enquanto as comidas bem aceitas terão a frequência aumentada." Após essa atitude, a quantidade de avaliações realizadas passou de 5% para quase 100%, e a produtividade da empresa aumentou quase 30%.

O que estou querendo dizer é que, as vezes, nós não percebemos que o próprio critério de avaliação precisa ser avaliado, e em caso de ser ineficiente, precisa ser alterado. Talvez hajam vários membros do fórum insatisfeitos com algumas coisas, ou talvez eles estejam totalmente satisfeitos. Sem avaliação, é impossível saber. Será que os funcionários abandonam o fórum porque não gostam de algo, ou será que apenas estão sem tempo? Será que os que permanecem no fórum gostam de tudo, ou apenas não tem um canal para se expressar? Será que o canal é eficiente? Quantas sugestões vocês recebem mensalmente nessa seção? Talvez os membros sejam apenas tímidos. O que importa é que, mesmo tímidos ou sem se expressar, os membros tem opiniões, e é obrigação da empresa (ou fórum) encontrar um meio de descobri-la, se quiser crescer e se tornar excelente.
Ashiya Mizuki
Ashiya Mizuki
Ancião
Ancião
Feminino Idade : 42
Mensagens : 13295
http://sandrinha-aspalavras.blogspot.com.br/

Avaliação e pesquisa de opinião Empty Re: Avaliação e pesquisa de opinião

22/2/2013, 06:24
[quote="Guan Zhuge"]
Spoiler:

Que nada. A gente nem esquenta. O membro ele pode dar várias sugestões sem problema algum... O fato é que...a gente aceita-la ou eu assinar em baixo para confirma-la, é que já é outra praia...^^rsrs! Então...fique à vontade..nem me estressa..

Ah sim...desde que tb esteja preparado para ouvir tb. Pois muitas vezes o membro quer dizer o que achar mas não aceita bem o que os outros falam.
Guarde isso...quem fala(escreve) o que quer tb ouve(ler) o que não quer... se tá preparado pra isso...não tenho pq me preocupar.^__^



Acho que os métodos de avaliação de resultados e pesquisa de opinião utilizados no fórum são precários. Vou dar um exemplo:
https://familia-anime.forumeiros.com/t11372-votacao-tema-fa-2013
Apenas 21 respostas ao tópido de votação para novo tema do FA, contando várias respostas de uma mesma pessoa. Algo parece errado, não?

Pra mim...não. Como falei a pessoa é livre pra dar sua opinião. Dar voto tb segue o mesmo criterio... Se tem vários membros,mas só 21 quis votar... que seja. O resultado sairá desses 21.

O ponto é...se eu não fiz nenhuma exclusividade com esses 21...(pois eu não fui atras deles...eles mesmos foram e votaram)... pq eu vou tratar com exclusividade os que não quiseram votar? o.o não tem lógica...^^"

Se não participaram pq não quiseram... Por mim, tô de boa...^^ Seja de uma forma ou de outra...o forum vai seguir em frente...^^ Seja com membros votando ou não...o forum mudará, ele vai seguir em frente... Se a pessoa não gostar, ela fala sobre o fato...espera a proxima votação e vota...^^

Alguns vão dizer que muitos usuários não se importam com a aparência do fórum, ou que não se interessaram em expressar sua opinião, mas eu me pergunto: Será que a opinião deles não é importante?
A opinião de todos é importante. Todos são iguais no fórum. Não trato ninguém diferente. Tanto que as regras são igualmente pra todos e a liberdade de escolha que dou pra todos é igual.

Quando muita gente está deixando de opinar, o sistema precisa ser revisto.
Eu até pensaria em fazer tal coisa "se"...os membros estivessem sendo coagidos, pressionados, obrigados, e etc... mas não soube de nada disso... todos estão tranquilos e bem ...e não são forçados a nada...Não vou mudar um sistema (que é super simples) só pq apenas poucas pessoas quiseram votar...o.õ sem sentido...

Vou fazer uma analogia com a situação de uma grande empreiteira do Brasil, que tinha milhares de funcionários precisando almoçar em serviço, mas que raramente opinavam sobre a qualidade das refeições, pois tinham preguiça de preencher o formulário. Por não opinarem, muitas vezes eles saiam insatisfeitos, afetando seu rendimento durante o dia de trabalho. Para resolver isso, um consultor sugeriu a seguinte ideia: "Se o problema é preencher formulários, esqueça isso. Coloque plaquetas verdes (bom), amarelo (neutro) e vermelho (ruim) na saída do refeitório. Quando eles entregarem os pratos, eles terão a opção de entregar uma plaqueta com a opinião deles sobre a comida e receber um docinho de sobremesa em troca. As comidas que não forem bem aceitas terão frequência reduzida no cardápio, podendo até ser removidas, enquanto as comidas bem aceitas terão a frequência aumentada." Após essa atitude, a quantidade de avaliações realizadas passou de 5% para quase 100%, e a produtividade da empresa aumentou quase 30%.

Guan...olha...compreendo seu amor pelo fórum. ^^ Mas é um fórum... não empresa.
Eu não tenho pq esquentar minha cabeça com a produtividade... eu Nunca tive nem intenção de competir com nenhum outro forum na net...pois acho isso bobagem...

Eu sou o tipo de pessoa que nem ligo se tem "forum x" ou "forum y" com mais membros que aqui no FA e etc...^^ Nunca mesmo esquentei com essas coisas...^^
O fórum é lazer, Guan... Lazer... Não fique tão sério ao extremo quanto a isso..^^

O que estou querendo dizer é que, as vezes, nós não percebemos que o próprio critério de avaliação precisa ser avaliado, e em caso de ser ineficiente, precisa ser alterado.
Vc fala isso mas se percebesse a minha forma de pesquisa...aí sim vc ia notar que a que está é melhor..xD rsrs!!

Talvez hajam vários membros do fórum insatisfeitos com algumas coisas, ou talvez eles estejam totalmente satisfeitos.
Isso é um fórum, e olha...apesar de eu ser super chata...eu dou espaço e todos neste fórum são muito bem recebidos e tratados. Todos podem ficar à vontade para dizer o que acha...

Se estão satisfeitos ou não... isso é com cada um. Espaço no forum tem para dizer o que não estão satisfeitos... se não falam, não vou obriga-los... e nem persegui-los pelo forum..


Sem avaliação, é impossível saber. Será que os funcionários abandonam o fórum porque não gostam de algo, ou será que apenas estão sem tempo?
Tanto uma coisa como outra...é escolha da pessoa. O membro é livre pra ficar ou não. ^^'

Será que os que permanecem no fórum gostam de tudo,
Aí só fazendo um topico e perguntando a esses membros o motivo deles ainda estarem no FA. O que os motiva a ficar aqui apesar de terem uma ADM tão chata. Depois vou criar um topico sobre isso...^^

ou apenas não tem um canal para se expressar? Será que o canal é eficiente?
Bobagem... o que não falta neste fórum é local para se expressar ... estou até querendo eliminar o tanto de topicos que existem...(só ainda não fiz pois tem membros que gostam de tais lugares) Espaço é que não falta. A questão que o membro é livre para falar ou não falar...

Quantas sugestões vocês recebem mensalmente nessa seção? Talvez os membros sejam apenas tímidos. O que importa é que, mesmo tímidos ou sem se expressar, os membros tem opiniões, e é obrigação da empresa (ou fórum) encontrar um meio de descobri-la, se quiser crescer e se tornar excelente.

Como falei, isso não é empresa.É fórum de lazer... pq eu vou obrigar essas pessoas a dar a opinião delas? Eu não sou o governo não... E eu amo a liberdade de livre escolha.

O FA é realmente um local que só fica mesmo quem gosta daqui... fato. ^^ Eu estou até hoje pra fechar este fórum e não consigo... ^^rsrs!! Quem fica é pq gosta e eu só mantenho esse fórum aberto por causa dessas pessoas que estão aqui, que vem...

Eu já falei sobre isso,e repito... se tiver 3 membros que goste daqui e quiser o forum aberto...eu o deixo aberto. Mas se caso...o ultimo membro sair do forum...eu o fecho sem problemas..^_^ Pra mim....isso de fórum é um hobby... ^^ Não vou ficar forçando ninguém...

Mas eu compreendo que vc quer o melhor para o forum Guan...^^ só tem que começar antes de tudo a estudar o FA primeiro... ^^ Conhece-lo melhor vai lhe dar uma melhor base do que realmente preciso...

Se um dia vc ainda continuar no forum...vai perceber o que digo...^^ Abra sua mente e analise...^^
Emi-chan
Emi-chan
FAMILIA KARPA
FAMILIA KARPA
Feminino Idade : 31
Mensagens : 3228

Avaliação e pesquisa de opinião Empty Re: Avaliação e pesquisa de opinião

22/2/2013, 07:59
Assino embaixo do que a Ashiya disse. (Ainda bem que vc escreveu primeiro fofa^^)
avatar
Guan Zhuge
Anubis
Anubis
Masculino Idade : 36
Mensagens : 1048

Avaliação e pesquisa de opinião Empty Re: Avaliação e pesquisa de opinião

26/2/2013, 16:59
Ok, parei de falar.
Conteúdo patrocinado

Avaliação e pesquisa de opinião Empty Re: Avaliação e pesquisa de opinião

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos