Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Eternal
Eternal
Valquirias
Valquirias
Feminino Idade : 25
Mensagens : 750

Suicídio Empty Suicídio

9/10/2012, 12:10
Não, eu não quero me suicidar ç.ç Primeiro que não sei está na área certa, movam se eu errei >.< Ao tópico:
Gostaria de saber a opinião dos users do fórum sobre suicídio. As pessoas devem se suicidar? Acha que é algo bom ou ruim? Tem algo que justifique tirar a própria vida? Minha opinião:
Se suicidar não deveria ser interpretado como algo ruim. Afinal, todos morreremos, o que tem de mau alguém adiantando isso? Não seria egoísta você pensar que pessoas não devem se suicidar para não te abandonarem?
Opinião sujeita a mudanças, muitas mudanças.

Law
Law
Spirit
Spirit
Masculino Idade : 31
Mensagens : 2866

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 13:55
Eternal escreveu:Não, eu não quero me suicidar ç.ç Primeiro que não sei está na área certa, movam se eu errei >.< Ao tópico:
Gostaria de saber a opinião dos users do fórum sobre suicídio. As pessoas devem se suicidar? Acha que é algo bom ou ruim? Tem algo que justifique tirar a própria vida? Minha opinião:
Se suicidar não deveria ser interpretado como algo ruim. Afinal, todos morreremos, o que tem de mau alguém adiantando isso? Não seria egoísta você pensar que pessoas não devem se suicidar para não te abandonarem?
Opinião sujeita a mudanças, muitas mudanças.

Minha opinião é relativa. O suicídio tem uma grande relação com depressão, que é uma patologia. Logo, as pessoas que se suicidam sob o efeito dessa doença (ou de outras patologias psiquiátricas) não estão em condições normais de tomar decisões sobre seus destinos. Seus cérebros estão afetados pelo componente orgânico de uma doença que, através do deficit de neurotrasmissores, modifica seus valores, crenças, pensamentos e aspirações. Nesses casos, acho que o suicídio se assemelha a um suicídio de alguém bêbado ou sob efeito de substâncias alucinógenas, já que a capacidade de julgamento da pessoa está afetada.

Com isso dito, concordo com a sua opinião nos casos em que a pessoa está em totais condições de decidir sobre seu destino. Eu realmente não paro para pensar se o suicídio é bom ou ruim ou julgar se os motivos daquela pessoa justificam tal ato. Sigo a filosofia dos Titãs em "epitáfio":

"...A cada um cabe a alegria e a dor que trás no coração..."
avatar
L
Leon
Leon
Masculino Idade : 22
Mensagens : 2039

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 14:02
bom pro pessoal que não entedeu oque o Law disse,aqui a simplificação :o suicidio e um ato que não e normal pra um ser humano,isso acontece porque o cara pode ta com alguam doeça ou coisa do tipo (pros que realmente não entederam digamos que o cerebro ta com um "dodoi " ^^ ) eu poderia dizer que o suicidio e uma coisa horrivel e tudo mais digo que vou contrariar a versão do Law,num ponto acredito sobre tudo que ele disse de doença no cerebro,mais tambem tem geite que realmente se mata por outras coisas tambem (que não vou ficar dano motivos u.u )se não quiserem levar a serio minnha opnião ,DANE-SE ,e pros que não entenderam minha simplificação,faz favor ? sai desse topico agora U.U
Juliette's Logic
Juliette's Logic
Juno
Juno
Feminino Idade : 32
Mensagens : 4835
http://haplesscloud.tumblr.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 14:07
Muito boa a opinião do Law-kun; suicídio quando oriundo de uma patologia - como a depressão - não pode ser julgado. O suicídio não é um crime, e uma tentativa frustrada de suicídio deve ser vista como um pedido desesperado de ajuda.

Mas já que a Luna falou de egoísmo... O suicídio, no fim das contas, não é uma coisa extremamente egoísta? As pessoas que tiram sua vida muitas vezes não têm noção de que podem estar potencialmente destruindo a vida daqueles que aqui ficaram. Uma mãe que encontra seu filho morto no banheiro (como aconteceu com o jovem Yoñlu há anos) nunca mais vai se recuperar desse choque.

Egoísmo das pessoas que ficaram? Eu acho suicidas bem mais egoístas. :~ Não digo que eles não têm as motivações internas individuais deles, mas não deixa de ser a priorização do "eu" acima dos "outros".

ps: Não vamos entrar na questão de suicídio ser "pecado" que isso nunca será argumento. O suicídio já está descriminado no mundo todo desde 1961.
Law
Law
Spirit
Spirit
Masculino Idade : 31
Mensagens : 2866

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 14:25
L escreveu:bom pro pessoal que não entedeu oque o Law disse,aqui a simplificação :o suicidio e um ato que não e normal pra um ser humano,isso acontece porque o cara pode ta com alguam doeça ou coisa do tipo (pros que realmente não entederam digamos que o cerebro ta com um "dodoi " ^^ ) eu poderia dizer que o suicidio e uma coisa horrivel e tudo mais digo que vou contrariar a versão do Law,num ponto acredito sobre tudo que ele disse de doença no cerebro,mais tambem tem geite que realmente se mata por outras coisas tambem (que não vou ficar dano motivos u.u )se não quiserem levar a serio minnha opnião ,DANE-SE ,e pros que não entenderam minha simplificação,faz favor ? sai desse topico agora U.U
Você não entendeu o meu ponto de vista. Primeiro, eu não disse que o suicídio não é um ato normal, L-kun, só disse que não é uma decisão consciente nas situações em que a pessoa está com uma doença psiquiátrica. Segundo, eu não neguei que há outras razões para o suicídio, só disse que não emito julgamento para as razões não patológicas, e que cabe a cada um saber o que sente e as dores que lhe afligem.
E não precisa ser agressivo xD, discussões são legais ^^.

Juliette's Logic escreveu:Mas já que a Luna falou de egoísmo... O suicídio, no fim das contas, não é uma coisa extremamente egoísta? As pessoas que tiram sua vida muitas vezes não têm noção de que podem estar potencialmente destruindo a vida daqueles que aqui ficaram. Uma mãe que encontra seu filho morto no banheiro (como aconteceu com o jovem Yoñlu há anos) nunca mais vai se recuperar desse choque.

Egoísmo das pessoas que ficaram? Eu acho suicidas bem mais egoístas. :~ Não digo que eles não têm as motivações internas individuais deles, mas não deixa de ser a priorização do "eu" acima dos "outros".
Bem falado. O suicídio é, em essência, um ato de egoísmo, já que a pessoa se dispõe a dar fim a seu sofrimento em detrimento dos sentimentos dos entes queridos. Já que sua existência será extinta, o sofrimento dos outros já não afetariam o suicida, o que suporta tão opinião. Creio que a Luna se referia ao julgamento que os suicidas recebem das pessoas que ficam aqui e não consideram o sofrimento (ou patologia, como já afirmei) que tal pessoa carregava.


Última edição por Law em 9/10/2012, 14:31, editado 1 vez(es)
Yuki-kun
Yuki-kun
Isis
Isis
Masculino Idade : 24
Mensagens : 1520

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 14:31
Muitas pessoas se suicidam por problemas familiares, mas é o suicidio que tem esse problema, as pessoas se "matam" achando que ninguém vai sentir falta dela, mas é nisso que ta todo o problema, preocupação gera preocupação, como quando dizem que toda ação gera uma reação, a reação gerada pelo suicidio, geralmente é algo como tristeza ou depressão.
Ashiya Mizuki
Ashiya Mizuki
Ancião
Ancião
Feminino Idade : 42
Mensagens : 13295
http://sandrinha-aspalavras.blogspot.com.br/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 15:11
Eternal escreveu:
Gostaria de saber a opinião dos users do fórum sobre suicídio.

Bom..na minha opinião "suicídio" já diz tudo... "tem algo errado". É como encontrar uma pessoa chorando, triste e etc... Pois sério..pensem... já teve alguém feliz se suicidando? o.ô Uma pessoa bem sentimentalmente se matando? A pessoa acabou de ganhar na Sena...vai se suicidar de alegria? ^^" Acho que não...

As pessoas devem se suicidar?
Só se ela quer fugir de algo ou alguém... tirando isso não acho lógica para tal atitude. o.õ Ou se for de alguma seita satânica e a pessoa é o sacrifício.. ^^'

Acha que é algo bom ou ruim?
Depende de que lado você está nessa questão de Bom ou Ruim.. Pois se você for o suicida, então pra você é bom. Mas para uma pessoa que não é a suicida, é fato que ela achará isso ruim... ( apesar que tem os tais casos em exceções como... a pessoa que está assistindo o suicida fica feliz porque terá o cargo dessa pessoa, ou vai ocupar o lugar principal nos bens da familia e blá,blá,blá.. )

Tem algo que justifique tirar a própria vida?

Olha..existem "x" motivos para alguém querer algo assim... são várias situações... Sentimental, Financeiro, Família, Máfia, Dever dinheiro, Perder um filho(ou parente querido), Fugir da vida por achar dificil conseguir realizar seus sonhos e etc... e etc...

A questão geral nisso tudo pra mim é... (e deixo claro que é meu ver do fato... se tiverem algo contra liguem para meu advogado.. xD rsrs )

A pessoa que recorre ao suicidio como uma saída para algo... eu não chamaria ela de egoísta mas sim de covarde. É a covardia mesclada ao medo... a pessoa não ver saída de algo, se acovarda. A pessoa não conseguiu a tão sonhada promoção e fez um milhão de dividas, se acovarda... Toda a situação que se resume ao medo e ao desespero... a covardia surge e daí...bem já sabe...


Massssssssssssssssssssssss tb tem aquelas outras exceções...os que quer se matar pq quer mesmo...não tem nenhum motivo aparente...só quer antecipar algo por puro capricho e daí bom... é só mais alguém que quer conhecer Jesus mais cedo. ^^

Tem também os que se matam por tolices...bebem até cair e pegam o carro... E daí vai indo...




P.s.: Sobre isso do "Pecado"... Eu leio a Bíblia e para Deus você não pode tirar a sua própria vida. O Senhor o fez e quer que você siga lutando e com fé. Nós não podemos desistir simplesmente...
Só estou falando sobre isso porque a Julieta falou do fato "pecado"...pois senão eu nem teria chegado a falar disso. E acho que nem deva continuar por essa direção pois iremos sair da parte cientifica que todos aceitam...para a religiosa...



P.s.: Agora que notei... L, eu posso saber pq toda essa agressividade? o.õ E como assim dana-se se não aceitam e tal... Vamos maneirar no estresse,ok? Nem eu com tantos problemas estou tão estressada assim..o.õ
LordTM
LordTM
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 43
Mensagens : 16890

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 15:41
Acho que a área-fórum Blog se enquadra mais com esse tópico.

--

Nada justifica uma pessoa se suicidar. Nem mesmo um doença incuravel.

Não vou me aprofundar no assunto pq minha visão sobre esse assunto tem religião envolvida no meio. E não estamos aqui para debater religião.

Mas eu não critico quem ache que é certo se suicidar ou quem se suicidou. Eu apenas lamento pela pessoa.

Deixe a vida em si determinar o momento da morte. Isso é o normal ao meu ver.

A Morte tem várias faces, o suicidio é apenas uma delas.
Ingrid
Ingrid
Rubi
Rubi
Feminino Idade : 32
Mensagens : 495
http://robotekxs.deviantart.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 15:42
O Law ja respondeu basicamente tudo.
Mas vou tentar acrescentar em algo haahahaha!
Ja vou adiantando, nunca passou pela minha cabeça se suicidar.
Suicidio ate onde vejo, é um disturbio psicologico, acho que nunca vi ou ouvi falar sobre uma pessoa que se suicidou e estava em plena sanidade, todos os casos que tive conhecimento a pessoa sofria por algo no minimo psicologico, outros tinham utilizado alguma substancia alucinogena(droga ou determinado medicamento em excesso).
Nao sei se pode dizer isso como um suicidio, mas o que seria mais similar a isso seria alguém com alguma doença em estado terminal que optou por adiantar o inevitavel por sofria de muita dor e tal(nao que a morte seja inevitavel, mas acho que entenderam oque eu quis dizer! xD). Mas ainda acho que esse caso é algo mais expecifico.
Já tive experiencias de vida que me senti cercada, a ponto de entrar em desespero por não ter encontrado uma solução rápida, porém com o tempo todo problema ou abalo emocional pode ser resolvido de alguma maneira e é nisso que eu acredito. Tenho parentes próximos na família que sofrem de depressão e precisam tomar remédio, como eu acompanhei o processo, de causa, sintomas, diagnostico, inicio de tratamento e resultado, garanto que há solução e por isso eu penso que suicídio não deve de maneira alguma ser tomado como opção, pois é algo fatal e irreversível.
Também concordo com a colocação da Juliette, é sem dúvida um ato egoísta e principalmente como a Ashiya-san disse é um ato de grande covardia, falo isso por causa de um ente muito querido da minha família que cogitou fortemente a hipotese de se suicidar e senti na pele o medo dessa pessoa faze-lo, o mundo inteiro está ligado de alguma maneira, um bom exemplo é o corpo humano, se algum órgão para de funcionar o resto do corpo responde por isso também, podendo até mesmo levar a falencia, ou seja, se alguém tira a própria vida outra pessoa vai sofrer muito com isso, até mesmo um cachorro sofre muito e morre de tristeza quando o dono morre.
É mais ou menos por ai! Se eu tiver colocado algo errado ou alguém discordar, vamos trocar ideias!! ^_^
Juliette's Logic
Juliette's Logic
Juno
Juno
Feminino Idade : 32
Mensagens : 4835
http://haplesscloud.tumblr.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 16:06
Só acrescentando mais uma coisa aqui: eu comentei que suicídio é um ato egoísta, mas infelizmente eu não tenho a propriedade pra falar, nunca tendo estado na pele do suicida (óbvio). Cogitei uma vez me suicidar, há dois anos atrás, mas tão logo o pensamento me veio à cabeça eu o larguei; estava realmente numa situação deprimente, mas o suicídio não me parecia a resposta. Na minha situação, tirar a minha vida era fugir dos meus problemas.

MAS eu gostaria de enfatizar que nem sempre é assim. Há uma frase de David Wallace que me parece extremamente forte, mas crível, então vou quotar:

O tão falado psicótico-deprimido que tenta se matar não o faz somente por falta de esperança ou pela convicção abstrata de que a vida não vale mais a pena. Muito menos por que a morte parece, de repente, atraente

A pessoa cuja agonia invisível alcança um nível o qual ela não mais consegue suportar irá se matar da mesma forma que uma pessoa presa num arranha-céu em chamas irá se jogar pela janela. Não se enganem sobre essas pessoas que se jogam de um prédio pegando fogo. O terror de cair de uma grande altura é tão intenso quanto para você ou eu quando vamos admirar a vista desta mesma janela. O medo de cair é uma constante, tanto pra nós quanto para o suicida. A variável aqui é outra: as chamas. Quando as chamas se aproximam demais, cair dessa altura se torna o menos terrível dos horrores. Não é que ele deseje a queda; é o medo do fogo. E ainda assim, ninguém que esteja lá embaixo na calçada, olhando pra cima e gritando "Não faça isso!" ou "Segure firme!" podem compreender o pulo. Não mesmo. Você tem que estar preso pessoalmente e sentir as chamas se aproximarem para realmente compreender um terror maior do que cair.

Eu nunca senti uma agonia tão profunda assim que eu sentisse que verdadeiramente justificava tirar a minha vida. Mas veja bem, eu não vou simplesmente chegar e dizer que não há nada que justifique isso - por que eu não sei. Eu não sou essa pessoa. Eu não vejo o que ela vê, o que ela está sentindo.

obs: Ashi, eu comentei sobre o pecado justamente por que eu achei que iria embalar uma discussão muito maior do que a esperada. Adeptos de religiões variadas têm suas opiniões próprias sobre suicídio que são consideradas indiscutíveis. Não podendo discutir, achei melhor evitar.
Kuroi Kiri
Kuroi Kiri
Freyia
Freyia
Feminino Idade : 27
Mensagens : 3670

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 18:07
Omg acho este tema extremamente interessante >/ adoro temas assim. Polémicos, q façam a pessoa pensar e reflectir.

O Law já disse muito mesmo, por isso vou só deixar a minha perspectiva.

Em certas situações, considero o suicídio válido. Vou usar um exemplo q utilizei num projecto sobre o Suicídio nas aulas de Filosofia: Virginia Woolf. Ela era uma escritora q se afogou no rio, levando pedras pesadas nos bolsos para se afundar. Porque ela se suicidou? Bem, ela viveu durante o tempo das duas Guerras Mundiais. Viu sua casa ser destruida na guerra e ficou fortemente traumatizada. Depois, teve uma doença mental que a fazia alucinar e a impedia de escrever --- ela era escritora, logo, deixara de poder exercer a sua maior paixão --- e passou também a depender inteiramente do marido para a sustentar. Achou q a sua vida não fazia mais sentido e deixou uma carta de amor ao marido antes de morrer afogada.

Ou outros casos mais genéricos... uma pessoa que após um acidente grave fica paralisada, tetrapelégica, ou algum estado grave que dura para o resto da vida. Eu, se fosse o caso, perdia aquele prazer de viver. Como escreveu o espanhol Ramón Sampedro, q passou por essa situação e filmou seu proprio suicidio: "I want to die because I feel that a life for me, in this state has no dignity. I understand that other quadriplegics may take offense to my saying there's no dignity in this, but I'm not trying to judge anyone. Who am I to judge those who choose life? So don't judge me or anyone who wants to help me die." ("Quero morrer porque sinto que uma vida para mim, neste estado, não tem qualquer dignidade. Compreendo que outros quadraplégicos possam se sentir ofendidos em dizer que não há dignidade nisto, mas não estou a tentar julga ninguém. Quem sou eu para julgar aqueles que escolhem a vida? Então não me julguem a mim ou a outro que me ajudar a morrer.")

Não defendo quem comete suicídio, mas tal como foi referido em cima, também não julgo quem comete. Deve ter suas próprias razões. Apenas queria dizer que apesar de concordar com o Law no aspecto em que a depressão que leva ao suicídio poder ser patológico (doença) também há outras pessoas completamente conscientes e saudáveis mentalmente que tomam essa decisão também, talvez mais como uma fuga.

Eternal
Eternal
Valquirias
Valquirias
Feminino Idade : 25
Mensagens : 750

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 18:43
Bem, esperava reação ao tópico assim. Adoro quando abro temas considerados polêmicos ç.ç Bem, vou expressar minha opinião sobre algumas coisas aqui...
Quando quis dizer se é bom ou ruim quis dizer se a pessoa que se suicidou estava certa ou errada em fazer aquilo, do seu ponto de vista. E é ai que entra o ''Vale a pena tirar a própria vida?'' e vamos a Ashiya, que conseguiu chegar ao ponto com o ''acovardar''. Claro que a discussão não é essencialmente isso...

Então vamos tentar ver se eu entendi, juntando todos os posts...
O suicídio é uma saída covarde para pessoas encurraladas, uma saída egoísta de alguém que pode estar ou não com problemas mentais. E as pessoas que tentam fazer com que seu amigo não se suicide são egoístas por só pensarem na dor delas, não da dele.
Antes de pitacos, a maioria tem basicamente a mesma opinião, então tentei mesclar todas para ver como ficava. Bem, penso em algo assim:

O suicídio ser válido ou não é uma questão que só poderá ser discutida a frente de um suicida e uma pessoa segura da vida, que nunca pensou na possibilidade. Ok, talvez não, mas saber sobre o psicológico de cada uma dessas duas pessoas ajudaria bastante, certo? Pessoas que nunca pensaram na possibilidade ''suicídio'' de uma maneira mais profunda, não podem dar opiniões sólidas dizendo que ''Nada justifica a morte'', seja isso saindo ou não de algo religioso. E quem nunca passou sobre essa experiência realmente pode falar que nada justifica tirar a própria vida? Ok, não mando indiretas para ninguém. Calma, tá? Ok?

E sim, eu acho que pessoas que nunca passaram por essas experiências não tem o direito de gravar sua opinião ainda...

Não vou me aprofundar no assunto pq minha visão sobre esse assunto tem religião envolvida no meio. E não estamos aqui para debater religião. Bom, vou esclarecer algumas coisas...
Suicídio está ligado a religião? Sim. Se podemos e queremos discutir todos os pontos de vista para alguém se suicidar, não seria religião algo válido? Seria, desde que não saíamos da base do assunto, ai vira flood u.u
Kuran Duran
Kuran Duran
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 28
Mensagens : 26663
http://animeskura.blogspot.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 18:54
suicidio seria a porta mais rapida para fugir da realidade...para pessoas que sofrem depressão bullying ou estão por uma fase insuperavel. todos passamos por fases porem a de cada um pode ser mais forte e chocante que a outra. nunca se sabe. algumas pessoas são fracas eu entendo bem disso pois amigos meus ja tentaram/tenso.
mas acredito que não ha questão religiosa nisso
por exemplo na blibia diz que quem se suicida no inferno caira /le li inteira uma vez.
mas acho isso uma besteira completa...quando uma pessoas esta pronta para sofrer de cabeça baixa suicidio é uma das opções.
e tambem há os masoquistas.../não sei se masoquistas chegam nesse nivel.
porem vi um filme que uma garota masoquista gostava de cortas os puços e ligar para o pronto socorro...era o passatempo favorito dela...o fato é...vidas diferentes,momentos diferentes,visões diferentes,sentimentos diferentes...cada um é cada um. /le nem sei se cai bem no assunto só digalogei o que entendo sobre o assunto.
BF-Kun
BF-Kun
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 32
Mensagens : 12202

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 19:22
Aqui vai o que eu penso sobre isso.

Então, desejar a morte e agir pondo em causa a própria vida é estranho e pouco compreensível para a maioria das pessoas. No entanto, é importante conhecer o problema do suicídio de modo a ajudar e prevenir essa trágica situação.

O suicídio é um comportamento individual, no qual para alguns jovens parece ser a solução, a saída para o sofrimento insuportável. Uma pessoa que comete um atentado contra a própria vida está completamente desesperada, que se encontra com imenso sentimento de frustração e impotência sem qualquer perspectiva de futuro e certamente com problemas psicológicos.

Nem sempre a vida nos reserva o que dela esperamos, e que os planos de vida nem sempre decorrem como planejamos, isso é uma verdade incontestável. Não podemos julgar o suicida, pois não sabemos qual foi a sua verdadeira razão para cometer tal ato, só quem vive é que consegue saber.

O suicídio em si deve ser levado muito a sério por parte dos familiares, amigos, colegas, ou seja, os que rodeiam a pessoa em causa. Isso acontece muito na adolescência, onde é um período de variadas mudanças à nível social, familiar, afetivo, físico. Especificamente neste tema “suicídio na adolescência” existem variadíssimas causas que podem levar a que um homem ou mulher queiram se suicidar: uma Desilusão Amorosa; Divórcio dos Pais; Problemas com o seu próprio Corpo; Exclusão Social; Incompreensão; Falta de apoio por parte dos seus parentes e Amigos; entre muitas outras causas.

O suicídio pode ser prevenido ou pelo menos diminuído, tendo atenção as pessoas que estão a nossa volta e a maneira como lidamos com estas. Ajudar, respeitar, compreender, ouvir, falar são algumas das coisas que temos a obrigação de “fazer” e “dar” aos nossos colegas, amigos, familiares para que estes se sintam bem consigo próprios. Qualquer tipo de sinal que alguém nos envie acerca do suicídio deve ser levado à sério e automaticamente devemos ajudar e falar com a pessoa sobre isso, estar atentos ao seu comportamento e, se necessário contatar com alguém que possa ajudar, como por exemplo: um Psicólogo.

Ps: Certa parte do tema "Suicídio", também envolve religiosidade, e eu também prefiro não comentar sobre isso.
Juliette's Logic
Juliette's Logic
Juno
Juno
Feminino Idade : 32
Mensagens : 4835
http://haplesscloud.tumblr.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 20:11
Eternal escreveu:
Suicídio está ligado a religião? Sim. Se podemos e queremos discutir todos os pontos de vista para alguém se suicidar, não seria religião algo válido? Seria, desde que não saíamos da base do assunto, ai vira flood u.u

O motivo pelo qual eu optei por descartar religião da discussão nos meus comentários é simplesmente por que preceitos religiosos são várias vezes incontestáveis para os religiosos. Logo, num debate como esse, a pergunta feita no começo (suicídio é válido ou não?) já tem resposta: não. Não há debate por que a pergunta não possui outra resposta possível pra várias religiões (em especial pras religiões "do livro").

juninho spla escreveu:
e tambem há os masoquistas.../não sei se masoquistas chegam nesse nivel.
porem vi um filme que uma garota masoquista gostava de cortas os puços e ligar para o pronto socorro...era o passatempo favorito dela...o fato é...vidas diferentes,momentos diferentes,visões diferentes,sentimentos diferentes...cada um é cada um. /le nem sei se cai bem no assunto só digalogei o que entendo sobre o assunto.

Masoquismo é o prazer em sentir dor. Neste caso apresentado, não está ligado ao suicídio por que ela não quer se matar - ela até liga pro pronto-socorro pra não correr o risco de morrer.
Ashiya Mizuki
Ashiya Mizuki
Ancião
Ancião
Feminino Idade : 42
Mensagens : 13295
http://sandrinha-aspalavras.blogspot.com.br/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 22:01
Juliette's Logic escreveu:MAS eu gostaria de enfatizar que nem sempre é assim. Há uma frase de David Wallace que me parece extremamente forte, mas crível, então vou quotar:

O tão falado psicótico-deprimido que tenta se matar não o faz somente por falta de esperança ou pela convicção abstrata de que a vida não vale mais a pena. Muito menos por que a morte parece, de repente, atraente

A pessoa cuja agonia invisível alcança um nível o qual ela não mais consegue suportar irá se matar da mesma forma que uma pessoa presa num arranha-céu em chamas irá se jogar pela janela. Não se enganem sobre essas pessoas que se jogam de um prédio pegando fogo. O terror de cair de uma grande altura é tão intenso quanto para você ou eu quando vamos admirar a vista desta mesma janela. O medo de cair é uma constante, tanto pra nós quanto para o suicida. A variável aqui é outra: as chamas. Quando as chamas se aproximam demais, cair dessa altura se torna o menos terrível dos horrores. Não é que ele deseje a queda; é o medo do fogo. E ainda assim, ninguém que esteja lá embaixo na calçada, olhando pra cima e gritando "Não faça isso!" ou "Segure firme!" podem compreender o pulo. Não mesmo. Você tem que estar preso pessoalmente e sentir as chamas se aproximarem para realmente compreender um terror maior do que cair.

Ju... sendo sincera eu compreendi totalmente o que essa pessoa quis dizer e compreendo. Sério. E nem vou falar disso como querendo ser do contra não,tá? Não leve pra esse lado não pois eu realmente entendi onde essa pessoa quis chegar...

É que só acho que existe uma linha invisível que separa um ponto do outro... Somente um unico detalhe que acho bom comentar... é que esse ponto seria que quem está num predio em chamas por exemplo... mesmo que ela se jogue do premio, não significa que na realidade ela quer morrer. O se "jogar " nesse caso seria ainda uma mínima esperança que a pessoa tem para sair viva daquele pesadelo em chamas. No caso, ela não quer perder a vida..ela se jogou lutando pra viver. É como um soldado que sabe que pode morrer de qualquer jeito mas morre tentando "viver".

Já o suicida ele não está lutando pela vida... Ele pode até estar numa situação como essa... mas o desejo dela não é morrer lutando pra viver... mas sim ela simplesmente desistiu e ver na morte a saída mais rápida de se resolver algo.
Seria como ela estar nesse predio em chamas e simplesmente parar no caminho e simplesmente desistir e deixar que o fogo do predio o consuma... Um soldado que se rendeu e desistiu... não quer lutar mais...

Essa é só uma observação minha... mas digo...gostei do texto e compreendi ele... Só que ainda acho que nos dois casos existe sim uma linha invisivel que os separa querendo ou não... Isso é o que acho..^^

Eternal escreveu:Quando quis dizer se é bom ou ruim quis dizer se a pessoa que se suicidou estava certa ou errada em fazer aquilo, do seu ponto de vista.
Continua sendo a mesma resposta,não muda nada: Depende de que lado você está nessa questão de Bom ou Ruim.. Pois se você for o suicida, então pra você é bom. Mas para uma pessoa que não é a suicida, é fato que ela achará isso ruim...

Para a pessoa que quer se matar... é lógico que na mente dela isso lhe parece o certo...E para a pessoa que não é suicida...é claro que a resposta é que está errado. Vai depender da sutiação que vc estiver..no caso, de que lado está nesse contexto...

E é ai que entra o ''Vale a pena tirar a própria vida?''

A base do tópico em si não é só resumindo a isso... Agora se quer algo direto do "se vale a pena".... Pra pessoa chegar a esse ponto racional de se perguntar se vale a "pena"...

Ela então quer por interesse proprio saber se realmente há vida apos a morte...^^' Ou ela acha que o que acontece nos filmes é real...e quem sabe achar que há coisas mais legais indo pro outro lado que vivendo a vida...

Cara...isso é tão relativo...que nem vou continuar pois primeiro eu escrevo muito...e segundo eu respeito a opinião de todos...e não estou aqui para convencer ninguém a pensar diferente do que acho. ^^


e vamos a Ashiya, que conseguiu chegar ao ponto com o ''acovardar''. Claro que a discussão não é essencialmente isso...

Na realidade a minha opinião é bem ampla...^^ vc só pegou a parte resumida..=P Dei minha opinião a todas as suas perguntas e nem fui tb além disso pq não há necessidade...

Então vamos tentar ver se eu entendi, juntando todos os posts...
O suicídio é uma saída covarde para pessoas encurraladas, uma saída egoísta de alguém que pode estar ou não com problemas mentais. E as pessoas que tentam fazer com que seu amigo não se suicide são egoístas por só pensarem na dor delas, não da dele.
Antes de pitacos, a maioria tem basicamente a mesma opinião, então tentei mesclar todas para ver como ficava. Bem, penso em algo assim:

Você basicamente está pegando a opinião de todos e fazendo a sua analise própria... Se tem uma coisa que não curto muito é ser usada de cobaia para pesquisa de alguém..^^ É por causa disso que nem vou continuar mais isso...

O suicídio ser válido ou não é uma questão que só poderá ser discutida a frente de um suicida e uma pessoa segura da vida, que nunca pensou na possibilidade. Ok, talvez não, mas saber sobre o psicológico de cada uma dessas duas pessoas ajudaria bastante, certo?
Volta a reler tudo que o Law disse pois ele deu esse respauto todo. Ele fala bastante nesse foco...ou não? Eu acho que ele se foca nesses detalhes...

Pessoas que nunca pensaram na possibilidade ''suicídio'' de uma maneira mais profunda, não podem dar opiniões sólidas dizendo que ''Nada justifica a morte'', seja isso saindo ou não de algo religioso. E quem nunca passou sobre essa experiência realmente pode falar que nada justifica tirar a própria vida? Ok, não mando indiretas para ninguém. Calma, tá? Ok?

Se está ou não jogando indiretas...não faz lá muita diferença pra mim..^^ Eu não ligo...tenho minha opinião sendo você gostando ou não. Fato.

Sobre isso de nada "justifica a morte"... a resposta é essa mesma..."nada justifica a morte" e fim de caso...a não ser em casos extremos como já foi falado por todos aqui.. Tirando isso... No geral nada justifica "Fugir usando a morte como a saida mais rápida" Pois é assim que o suicida é na minha opinião.

E sim, eu acho que pessoas que nunca passaram por essas experiências não tem o direito de gravar sua opinião ainda...

Pois se pra vc a pessoa que nunca passou por tais experiências não tem direito de gravar ou ter opinião sobre o caso...

Então ou você já pensou em suicidio ou está lidando com alguém que quer se matar. Hã não sou nada disso... se essa for a resposta... então não há justificativa criar um tópico sobre o assunto e dar sua opinião se nunca passou pela experiência. Correto?
Se você faz isso simplesmente pra saber... então você não é diferente de quem dá sua opinião sem a tal experiência...não?


Suicídio está ligado a religião? Sim.
A resposta é não. Só se ele for terrorista ou de alguma seita satânica...o.õ Tirando isso...não. E a Juliette já respondeu sobre isso de religião.

Se for entrar em questão religiosa ao meu ver o assunto mudará de rumo sim... Pois ou você trata do assunto da forma psicologica do próprio ser humano... (pq eu acho que é isso que vc realmente quer saber) ou por uma questão de religião...o que não vem ao caso.

Pois desde o momento que você afirma que "a pessoa tem seu direito de morrer e etc"....você já está contra os preceitos religiosos...Fato. Nem há mais argumentos aqui... o que vai acontecer é uma baita dor de cabeça... Pq eu por exemplo sou Crista e não vou aceitar as pessoas vir e falar mal do Livro no qual eu amo só pq não é Cristão e etc...

Haverá mais uma discussão sobre quem segue ou não o Cristianismo...do que se focar do real assunto... que é falar do "suicidio" em si e etc...

Entende agora a seriedade da situação?
Eternal
Eternal
Valquirias
Valquirias
Feminino Idade : 25
Mensagens : 750

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 22:34
Pois se pra vc a pessoa que nunca passou por tais experiências não tem direito de gravar ou ter opinião sobre o caso...
Você não entendeu o ponto, Ashiya... Tenho certeza que deixei bem óbvia a resposta... Depois vou reler lá para ter certeza. Quis dizer que uma pessoa que nunca passou pela experiência de pensar em suicídio não pode dizer que nunca tirará a própria vida...

A resposta é não. Só se ele for terrorista ou de alguma seita satânica...o.õ Tirando isso...não. E a Juliette já respondeu sobre isso de religião.
Sim, mesmo que indiretamente... Pessoas se matam por sofrerem preconceito religioso e até mesmo para encontrar o seu Deus, vários outros motivos que não valem citação...

No geral nada justifica "Fugir usando a morte como a saida mais rápida" Pois é assim que o suicida é na minha opinião.
Bem, respeito sua opinião, mesmo que discorde dela... Não acho que se suicidar seja se acovardar... Pessoas não se suicidam só porque sua vida está uma droga...

Você basicamente está pegando a opinião de todos e fazendo a sua analise própria... Se tem uma coisa que não curto muito é ser usada de cobaia para pesquisa de alguém..^^ É por causa disso que nem vou continuar mais isso..
Haha, mais uma coisa: você sempre será usada como cobaia para pesquisa de alguém, desde que alguém lê o seu post ele analisa e te faz de cobaia para alguma pesquisa louca em seu sub-consciente, mesmo que não admita isso.
Continua sendo a mesma resposta,não muda nada: Depende de que lado você está nessa questão de Bom ou Ruim.. Pois se você for o suicida, então pra você é bom. Mas para uma pessoa que não é a suicida, é fato que ela achará isso ruim...

Para a pessoa que quer se matar... é lógico que na mente dela isso lhe parece o certo...E para a pessoa que não é suicida...é claro que a resposta é que está errado. Vai depender da sutiação que vc estiver..no caso, de que lado está nesse contexto...
Eu disse do seu ponto de vista, não do dela... Deixando mais claro:
Perguntei se você acha ou não certo uma pessoa se suicidar, e isso não é necessariamente um ''Vale ou não a pena tirar a própria vida'' Como uma terceira pessoa: nem conhece o sujeito que se suicida nem os próximos a ele...

A base do tópico em si não é só resumindo a isso... Agora se quer algo direto do "se vale a pena".... Pra pessoa chegar a esse ponto racional de se perguntar se vale a "pena"...

Ela então quer por interesse proprio saber se realmente há vida apos a morte...^^' Ou ela acha que o que acontece nos filmes é real...e quem sabe achar que há coisas mais legais indo pro outro lado que vivendo a vida...

Cara...isso é tão relativo...que nem vou continuar pois primeiro eu escrevo muito...e segundo eu respeito a opinião de todos...e não estou aqui para convencer ninguém a pensar diferente do que acho. ^^
Em relação ao último parágrafo... Então você não quer discutir sobre nada '-' A base da discussão é a luta de dois argumentos de duas pessoas para convencer a outar a concordar com ela. Interpretei como ''Só estou aqui para fazer amizade'' sério.

Não, a base do tópico não é isso, é uma pergunta própria minha...Mas... Ah, não entendi o segundo parágrafo, sério.
Juliette's Logic
Juliette's Logic
Juno
Juno
Feminino Idade : 32
Mensagens : 4835
http://haplesscloud.tumblr.com/

Suicídio Empty Re: Suicídio

9/10/2012, 22:50
leve offtopic: Olha, eu nunca tenho problema em discordar do que a Ashi fala numa discussão, mas nesse texto dela agora, mesmo refletindo opiniões distintas da minha, eu tenho que bater palmas. Amo esse fórum por que a gente pode ter esses debates acalorados sobre temas não-convencionais. <3

Só fazendo uns adendos:

Ashiya Mizuki escreveu:Se está ou não jogando indiretas...não faz lá muita diferença pra mim..^^ Eu não ligo...tenho minha opinião sendo você gostando ou não. Fato.

Sobre isso de nada "justifica a morte"... a resposta é essa mesma..."nada justifica a morte" e fim de caso...a não ser em casos extremos como já foi falado por todos aqui.. Tirando isso... No geral nada justifica "Fugir usando a morte como a saida mais rápida" Pois é assim que o suicida é na minha opinião.

Acho que ela tava se referindo ao que o LordTM falou, Ashi.

Quanto a nada justificar a morte, judicialmente há várias questões justificáveis pra isso (crime passional, legítima defesa, etc) então acho que dizer que nada justifica matar uma pessoa foge um pouco da generalização. Podemos aqui trazer à tona discursos inteiros sobre os direitos morais do ser humano, ética e tals. Isso dá pano pra muita manga e não pode ser simplesmente resumido assim.

Já relacionando isso ao suicídio, a pessoa que se mata judicialmente está eximida de toda e qualquer culpa. Eticamente é errado tirar uma vida, mas, quando é sua própria vida, a coisa é extremamente complicada. Mas eu garanto: ninguém que tá se matando tá pensando se vale a pena ou não... Na maioria das vezes eles já decidiram que não vale a pena viver e estão plenamente certos disto. Caso contrário, não teriam a coragem necessária para se matar.

Eternal escreveu:E sim, eu acho que pessoas que nunca passaram por essas experiências não tem o direito de gravar sua opinião ainda...

Não vi esse comentário antes, my bad. Queria responder aqui que estamos dando nossa opinião mesmo sem a maioria de nós ter passado por algo semelhante. Não é preciso estarmos numa guerra pra darmos nossa opinião sobre uma guerra, sendo ela superficial ou não. Oras, se eu li uma porrada de coisas sobre suicídio mas nunca pensei em me suicidar, posso dar pelo menos minha opinião pessoal sobre o assunto.

Só comento isso por que fica parecendo que tem que ter vontade de se matar pra poder meter o bedelho no assunto. Tia Juliette é louca por uma discussão e quer ter o direito de participar de todas, viram? HEHE

Ashiya Mizuki
Ashiya Mizuki
Ancião
Ancião
Feminino Idade : 42
Mensagens : 13295
http://sandrinha-aspalavras.blogspot.com.br/

Suicídio Empty Re: Suicídio

10/10/2012, 18:29
Olha..eu não vou responder sobre tudo o que falou pq... não tem sentido isso pra mim. Eu já falei tudo o que acho...e na minha opinião se passar disso é o mesmo que dizer que quero que você pense igual a mim... ou que eu é que tou certa e você não... ou estaria impondo minha opinião...e por aí vai.

Quando algo se torna uma discussão entre uma pessoa diretamente...isso significa que uma das duas quer ter a palavra certa no final.. xD Fato. Pois as opiniões já foi dada...vc sabe o que acho e eu seu o que você acha.. tranquilo..^^ Paro por aqui... pois passando disso deixa de ser algo respeitoso para imposição....daí tô fora. ^-^

A única coisa que irei responder é sobre isso abaixo que vc comentou.. xD
Mas tirando isso...pra mim aqui esse assunto se finalizou.. ^^
Eternal escreveu:
Em relação ao último parágrafo... Então você não quer discutir sobre nada '-'

Acertou. xD Já tou nessa a muito tempo que hoje em dia não estou mais afim disso não..^^ Fórum pra mim é igual ter o Face, Twitter, Youtube e etc...^^ é um Hobby pra mim...^^ Gosto de estar aqui é divertido... Já tenho meus problemas reais e não vou na net procurar outros...o.Õ

A base da discussão é a luta de dois argumentos de duas pessoas para convencer a outar a concordar com ela. Interpretei como ''Só estou aqui para fazer amizade'' sério.

Na realidade não é isso não...As discussões surgem de você expor sua opinião sobre um fato. E com isso passar para as pessoas a sua visão das coisas à sua volta.

Se você for além disso(no caso, teimar que outra pessoa tem que concordar com vc)... você quer na realidade usar da discussão para impor sua opinião a outra pessoa, desconsiderando seu modo de pensar também. Você acabaria (sem perceber) ultrapassando aquela linha invisivel que se chama respeito...

Tanto que eu não me incomodo de voce analisar o que digo...o que não gosto é quando a pessoa enumera as opiniões alheiras e depois diz algo como: "a maioria tem basicamente a mesma opinião"... O que ao meu ver foi errado. Se analisar bem todos tiveram opiniões diferentes...que se você pegar os pontos necessários de cada uma...notará perfeitamente que suas duvidas já foram respondidas a bastante tempo...

O fato é... você não tem que lutar pra mostrar aos outros se você é a certa ou não...ou se o que você acha é o melhor ou não... Pois só o "tempo" vai te dizer realmente se o que vc acha é o certo ou não...

Não, a base do tópico não é isso, é uma pergunta própria minha...Mas... Ah, não entendi o segundo parágrafo, sério.

Esquece isso..^^ Eu sou assim mesmo... ^-^

E sobre o tema do tópico? Eu já falei tudo que deveria...e agora vou me retirando...^___^/ Hasta La Vista, Baby ^--^

Conteúdo patrocinado

Suicídio Empty Re: Suicídio

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos