Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Kuran Duran
Kuran Duran
Ancião
Ancião
Masculino Idade : 28
Mensagens : 26663
http://animeskura.blogspot.com/

Fillers, um Mal necessário? Empty Fillers, um Mal necessário?

10/1/2017, 21:36
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Amados por alguns e odiados por muitos mais, será que os fillers nos animes são um mal necessário? Será que a indústria anime atual e a sua economia já não passa sem eles?
O que são Fillers? Filler (literalmente enchimento em inglês) é o termo utilizado para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série anime cujo enredo não se baseia no manga do qual a série foi adaptada. 
Os fillers em animes acontecem principalmente por duas razões:
[list="border: 0px; font-family:"]
[*]O manga ainda não terminou e o anime tem de divergir

[*]As estações televisivas japonesas são rígidas nos contratos (26 episódios significam 26 episódios) e os estúdios introduzem fillers

[/list]
Por vezes desvalorizados os fillers têm um papel importante na indústria anime:
 

  • [size=30]Alguns animes não existiam[/size]







O exemplo mais gritante de um anime que não existiria sem fillers é K-ON!, um comprovado sucesso financeiro da era moderna mas o problema é que 99% do que acontece no anime não aconteceu no manga pois K-ON! é na realidade um manga Yonkama, significando que cada capítulo apenas utiliza 4 frames para contar a pequena história.
Os relacionamentos, concertos e crescimento das personagens ao longo de K-ON! só foi possível pois a Kyoto Animation expandiu tudo. Essencialmente o anime é K-ON! só de nome e encaixa perfeitamente na definição de “filler”.
Os fãs de anime mais puristas afirmam que nada deve ser acrescentado à história do manga significando isso que K-ON! não deveria existir, aliás, nenhum anime baseado num yonkoma deveria existir. Mas será que querem viver num mundo sem NichijouWorking!! ou até Monthly Girls’ Nozaki-kun?
O mesmo argumento se aplica a jogos e light novels que necessitam sempre de ser revistos pois o que funciona num jogo nem sempre funciona num anime.
 

  • [size=30]A maioria dos animes não teria Fim[/size]







O maior problema em adaptar um manga atualmente popular é que estes tendem a não estarem perto do seu fim.
Aquando da adaptação de obras como Noragami ou Soul Eater (na altura) o estúdio teve de tomar a difícil decisão de como terminar o anime. Nem todos os arcos do manga têm um final bem definido e se uma segunda temporada não está garantida o estúdio não quer dar aos fãs falsas esperanças.
Mas se o arco atual não permite isto, temos o que se chama de “gecko ending”. Os últimos 3 a 4 episódios de um anime, como Noragami, podem mudar para um rápido arco original para permitir um final. Se uma segunda temporada for aprovada o “gecko ending” pode ser facilmente ignorado.
 

  • [size=30]O mangaka concorda com os fillers[/size]







Sim, às vezes o que os fãs mais detestam é algo com o qual o mangaka concorda perfeitamente.
Um exemplo famoso disto é o anime Fullmetal Alchemist de 2003 onde a mangaka Hiromu Arakawa disse ao estúdio Bones que eles podiam continuar a sua própria história assim que ficassem sem material do manga. 
Numa entrevista à NewType USA ela afirmou:
Manga e anime são modos diferentes de expressão, e diferentes artistas estão envolvidos. Não há nenhum ponto em ter uma história cross-media se tudo é exatamente o mesmo em todas as versões
O mesmo ponto de vista é partilhado por Hideaki Sorachi, o criador de Gintama, pois existem algumas piadas que só funcionam bem em determinados mediums.
 
É verdade que quando um filler é mau pode arruinar o ritmo de uma série, mas também só porque algo é um filler não significa que seja necessariamente algo mau. Alguns deste arcos originais são necessários para garantir um anime sólido que se alinha com o material original ou então para garantir o cumprimento de contratos.
Atendendo que a indústria anime tem atualmente tendência para adaptar as mais recentes e populares obras sejam elas mangas, jogos ou novels, os fillers estão para ficar.
Tsukareta
Tsukareta
FAMILIA GARÇA
FAMILIA GARÇA
Feminino Idade : 31
Mensagens : 1420

Fillers, um Mal necessário? Empty Re: Fillers, um Mal necessário?

10/1/2017, 22:42
Em uma matéria da NeoTokyo eles afirmavam que filler é uma forma de ganhar dinheiro e manter empregos. 

O que seria da minha vida sem Nozaki-kun, gostei tanto do anime e do mangá que os fillers são um bom acréscimo. 

Em Noragami, acho que deu um boa equilibrada. 

Mas tanto em Nozaki-Kun, quanto em Noragami, não sentir uma mudança tão drástica entre o anime e o mangá.
Kiranaru
Kiranaru
Juno
Juno
Masculino Idade : 29
Mensagens : 4924

Fillers, um Mal necessário? Empty Re: Fillers, um Mal necessário?

11/1/2017, 10:02
Tsukareta escreveu:Em uma matéria da NeoTokyo eles afirmavam que filler é uma forma de ganhar dinheiro e manter empregos. 

O que seria da minha vida sem Nozaki-kun, gostei tanto do anime e do mangá que os fillers são um bom acréscimo. 

Em Noragami, acho que deu um boa equilibrada. 

Mas tanto em Nozaki-Kun, quanto em Noragami, não sentir uma mudança tão drástica entre o anime e o mangá.

Neo Tokyo! Eu gostava pacas dessa revista, mas nunca mais vi nas bancas =/

Realmente tem fillers que são interessantes, como no caso de FMA. Por outro lado, Narro é um exemplo de anime estragado por fillers. Eu mesmo deixei de assistir por causa da enrolaçao. Além de vários episódios nada a ver, o ritmo do anime é lento demais, me dá agonia =V mas eh como foi bem explicado acima, fillers acabam sendo necessários, em especial quando o anime alcança o mangá. Mas tbm não duvido que muitos dos fillers sejam para lucrar mais.

No caso de animes como K-On, esses são realmente fillers necessários, eu até nem chamaria de filler, pois eh praticamente todo o anime xD
Kazuya
Kazuya
FAMILIA TARTARUGA
FAMILIA TARTARUGA
Masculino Idade : 29
Mensagens : 2154

Fillers, um Mal necessário? Empty Re: Fillers, um Mal necessário?

11/1/2017, 11:45
Fillers nem sempre são ruins. As sagas de Asgard e Poseidon de CDZ foram muito boas e o primeiro anime de FMA também foi.

Mas muitas vezes fillers são chatos mesmo, mas o problema não está no fato dos fillers existirem e sim no fato dos roteiristas e diretores de anime não conseguirem criar um bom filler. Deveriam escolher pessoas tão capacitadas quanto o próprio mangaka para fazer os fillers.
Rune
Rune
Osiris
Osiris
Feminino Idade : 30
Mensagens : 153

Fillers, um Mal necessário? Empty Re: Fillers, um Mal necessário?

11/1/2017, 12:49
Não tenho nada contra fillers, desde que bem feitos (obóviamente). FMA (2003) é um exemplo de anime que soube usar fillers direitinho pois, no fim, mesmo os episódios 'sem plot' acabavam por acrescentar algo à trama como um todo. O Hughes, por exemplo, foi um personagem que se beneficiou muito desses capítulos mais aleatórios que, na minha opinião, o tornaram um personagem muito mais carismático e impactante na animação original do que no mangá/Brotherhood.

Outro anime que soube se beneficiar de fillers é Ouran High School Host Club. O episódio de Alice no País das Maravilhas é, pra mim, um dos mais emocionantes da série, e ele é praticamente inteiro original ao anime (o mangá também tem uma historinha baseada no conto, mas ela não possui nenhuma da carga dramática presente na animação). É um episódio isolado, que pode ser pulado de boas, mas que ainda consegue funcionar TÃO bem com o conjunto na obra.

Então, né, sabendo fazer, não tenho nada contra. Fillers só me incomodam de verdade quando eles tentam introduzir conceitos novos que jamais serão mencionados novamente (tipo os de Naruto e Bleach), pois essa falta de coerência quebra completamente a imersão necessária pra curtir a obra. Então, se é pra ter filler, eu prefiro aqueles episódios mais bobinhos, que não tentam se aprofundar em nada e só servem pra descontrair mesmo. Menos chances de dar errado. xD

(Se bem que até tem uns arcos originais que também são bons, como a saga da Hilda em CDZ. Foi a única saga de CDZ que eu já assisti na vida, então não sei dizer se ela se encaixou com o resto da história, mas lembro de ter curtido muito!)
Conteúdo patrocinado

Fillers, um Mal necessário? Empty Re: Fillers, um Mal necessário?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos