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Soniak
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Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

em Dom 28 Dez 2014 - 23:42
Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

Caminhar é uma das melhores atividades físicas que existe. É fácil, já que faz parte da vida cotidiana da maioria das pessoas, e não precisa ser aprendida. É prática, porque pode ser executada em quase qualquer lugar. É democrática, visto que toda pessoa saudável pode praticá-la sem custo. E é completa, pois inclui exercícios aeróbicos e trabalhos musculares. Para ser aproveitada ao máximo, recomenda o personal trainer Eduardo Colmanetti, deve ser feita com um bom tênis e uma roupa confortável, além de acompanhada de consumo adequado de água e alimentação balanceada. 




Benefícios para o corpo


Realizada de 20 a 60 minutos de três a seis vezes por semana, a caminhada traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental. Alguns deles são melhora da circulação e do funcionamento do intestino, controle do colesterol, perda de peso, redução dos riscos trazidos pelo diabetes, aumento da qualidade do sono, alívio da depressão e diminuição do estresse e da ansiedade.  

Queimando calorias

Apesar de ter um gasto calórico inferior ao da corrida (700 calorias por hora) ou da natação (550 calorias por hora), por exemplo, a caminhada é considerada um bom exercício aeróbico. Com perda média de 250 calorias por hora, a atividade, diz o especialista, é suficiente para ter gerar a redução de quilos quando conciliada com uma dieta equilibrada de emagrecimento. 

Trabalha os músculos

Andar também trabalha a musculatura. "Quando a caminhada é realizada em uma superfície plana, são mais exigidos músculos dos membros inferiores como glúteos, panturrilhas e quadríceps. Em um aclive, o glúteo e a panturrilha são mais solicitados e o principal esforço fica com o quadríceps. Os músculos do tronco são exercitados em todos os casos", explica Colmanetti.

Na esteira ou na rua?

A atividade, em reta, subida ou descida, pode ser realizada na esteira de uma academia ou na rua. A diferença está nos benefícios, segundo o personal trainer. Na esteira, o amortecimento é melhor, a temperatura à qual a pessoa se expõe permanece estável, a superfície é sempre igual, sem buracos, o ritmo de caminhada fica constante e a medição de distância e tempo é mais precisa.

Já na rua, a contemplação da paisagem e a sensação de liberdade são os diferenciais. "A escolha depende do objetivo de cada um. Se a pessoa quer se sentir livre, ficar em contato com a natureza, sentir o cheiro das plantas, relaxar e aliviar o estresse, a melhor opção é a rua. Deve-se considerar que os benefícios físicos são mais ou menos os mesmos", orienta Colmanetti. Na rua, só é preciso prestar mais atenção aos obstáculos, que podem causar quedas e traumas como entorses, luxações e fraturas.  


Hidrate-se e coma bem

Outros cuidados que precisam ser tomados são com relação à hidratação e à alimentação. "Durante o exercício é aconselhável beber 30 ml de água a cada 20 minutos", diz o treinador. É importante comer algo leve, como pão com geleia, biscoitos água e sal e sucos, uma hora antes de sair para caminhar. Alimentos à base de leite não devem ser consumidos, pois a digestão da lactose, assim como a sua absorção, é lenta, podendo levar a desconforto estomacal. Depois da atividade, deve-se seguir uma alimentação balanceada e saudável. 

Como se vestir?
Usar roupas leves, protetor solar e calçados adequados também é importante. "Hoje, existem no mercado tênis para todo tipo de pé. Procure um profissional que possa avaliar o tipo de sua pisada e as possíveis alterações. Escolha um tênis com bom amortecimento e estabilidade e que não seja muito justo, pois, após um tempo de caminhada, o pé incha", recomenda Colmanetti.  

Deixe o treino mais divertido 
Alongar antes e depois é outro hábito que deve ser cultivado. Fora isso, atitudes, como escutar música, levar o cachorro junto ou ir com um amigo ajudam a aumentar a motivação e tornar a atividade mais agradável. 


    



Fonte: http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/12776-sete-cuidados-para-melhorar-seu-desempenho-na-caminhada/7

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Kiranaru
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Re: Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

em Seg 29 Dez 2014 - 1:07
Uma das minhas metas esse ano aqui no Japão era praticar alguma atividade saudável, mas acabou que a preguiça não deixou XD Esperando a primavera chegar para fazer algo papo de quem nao vai fazer nada mesmo XD

Uma caminhada é algo que até que eu gosto. Eu curto sair caminhando para ver os lugares e tal. Em Aracaju eu já curtia sair logo cedo para ir nos Shoppings. Caminhando era legal e eu economizava o dinheiro da passagem hausuhsauhshu

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Kuran Duran
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Re: Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

em Seg 29 Dez 2014 - 3:49
que legal XD. no começo deste ano eu estava correndo bastante..mas parei...devido a uns problemas com o parque em que eu corria.
mas agora que irei mudar de local e de parque poderei caminhar com minha cachorra preguiçosa hahaha ^^.

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Soniak
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Re: Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

em Seg 29 Dez 2014 - 21:26
Kiranaru escreveu:Uma das minhas metas esse ano aqui no Japão era praticar alguma atividade saudável, mas acabou que a preguiça não deixou XD Esperando a primavera chegar para fazer algo papo de quem nao vai fazer nada mesmo XD

Uma caminhada é algo que até que eu gosto. Eu curto sair caminhando para ver os lugares e tal. Em Aracaju eu já curtia sair logo cedo para ir nos Shoppings. Caminhando era legal e eu economizava o dinheiro da passagem hausuhsauhshu

Aprendi a fazer caminhada há uns 10-11 anos atrás. 
Ia à pé de um bairro ao outro, pro trabalho. (1h~ida/1h~volta) ------> Isso antes de ficar em repouso.

Mudei de local, passei a caminhar menos, mas atravessando viaduto e passando por algumas ruas mais difíceis. (30m~ida/30m~volta)
Me acostumei tanto que qdo ia ao shopping... ia à pé. :D

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Kiranaru
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Re: Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

em Ter 30 Dez 2014 - 11:56
Eh realmente um hábito ótimo de pegar =D super saudável!

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Re: Sete cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

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