Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
kazehaya
kazehaya
Anubis
Anubis
Masculino Idade : 30
Mensagens : 904

Entenda o que é e como criar uma Review (!) Empty Entenda o que é e como criar uma Review (!)

24/2/2014, 19:42
Antes de postar você precisa saber o que é uma review. E o que é? Trata-se apenas de sua opinião sobre o conteúdo escolhido posta de forma critica e/ou analítica em cima de pontos que você considera necessários abordar. Não é algo que se faça em três linhas, mas não significa que sejam necessárias cem. Na verdade não há um número ideal, o que você deve ter em mente ao escrever sua review é os elementos que deseja analisar bem definidos. Tendo isso, a melhor maneira de organiza-los é lembrar e utilizar aquela velha regrinha da produção de texto que aprendemos lá na terceira série com a tia Joana. Ela dizia o seguinte:

— Na hora de produzir um texto, lembrem-se que ele deve ter um começo, o meio e um fim.

Com esses três pontos temos o que é necessário para produzir um texto, discurso ou, no caso explicado agora, uma review. Tá, mas o que eu faço? Como eu "monto" minhas ideias de forma organizada e coerente? A coisa toda parece complicada, mas na real é muito simples. Abaixo eu vou colocar os pontos (começo, meio e fim) e descrever o que vocês podem estar colocando em cada um deles na elaboração da sua review.

• Começo
Antes de falar de algo, obviamente, você precisa dizer/introduzir sobre o que vai falar, certo? Falando de forma assassina ao português, você tem que falar do que vai falar (no caso da review). Ou seja, nesta parte pode-se colocar uma breve sinopse feita por você mostrando o que entendeu da série de forma simples e objetiva, sem detalhar demais a história ou personagens, apenas isso.

• Meio
O grande segredo de uma review de qualidade está aqui. Pois é no meio que você vai organizar as coisas que serão analisadas e dissertar sobre elas, analisar, por sua opinião sobre cada uma. E falo sobre o quê? Mais especificamente no caso de anime, você pode falar de "n" coisas, como: História (que diferente da sinopse feita no inicio, nesse ponto você vai citar os pontos altos e baixos, as falhas, as surpresas e etc na trama); Personagens (quase o mesmo da história, pontos fortes, fracos, características, importância, relevância na história, entre outros); Arte (falar sobre o visual da série, se é bonito, se ele encaixa com a história, expressa o que a série quer mostrar, etc); Seiyuus (Muita gente presta atenção e gosta de falar sobre os dubladores, é algo legal para se analisar também); Músicas & OST (É quase indispensável falar sobre a música no anime, pois é a OST que move e da emoções a cena, sempre que possível preste atenção á ela no anime e fale sobre na review). Estes são alguns pontos que você pode estar falando, há vários outros, mas ai fica a sua vontade. A ordem fica a sua escolha, mas de dica sugiro que comece analisando a história e elementos dela e por último os elementos técnicos (dublagem, visual, música, direção, etc).

• FIM
O fim é a conclusão que chegou através da sua analise. Aqui é onde você expressa, em poucas linhas, sua opinião final e geral sobre toda a série dizendo se pensa que é algo que vale a pena ver, não, etc.

Seguindo os passos acima, não necessariamente na mesma ordem, com certeza teremos uma opinião com conteúdo e qualidade. Porém galera, de nada adianta a receita do bolo se vocês não tem os ingredientes. É preciso de ideias, precisam saber sobre o que estão falando, conhecer. Para isso é preciso que você assista e observa atentamente os detalhes de seu anime, tanto os elementos da história quanto os técnicos. Percebendo e entendo bem eles, tenha certeza de que terão um entendimento e aproveitamento muito melhor da série, além de formar uma opinião mais sólida e estruturada.

Enfim galera, não quero ver opiniões de 3/4 linhas mais U_U. Todos têm capacidade de fazer uma review completa e bem organizada,na dúvida consulte o tópico, tente seguir a receita e, depois, aos poucos inserir seus próprios ingredientes e fazer o bolo a sua maneira, encerro aqui esperando que este tópico seja útil a todos. =)
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos